sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Santa casa da Misericórdia de Nisa


Antes de mais começo por informar o seguinte:
A Direcção da Santa Casa da Misericórdia de Nisa é constituída por nove pessoas, que foram democraticamente eleitas, e que, quinzenalmente se reúnem para decidir todos os assuntos relacionados com a instituição em causa.
Mais acrescento o seguinte:
No documento “ Compromisso da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Nisa”, onde está legislado todo um funcionamento interno a seguir, bem como, todo o compromisso que é devidamente assumido pela instituição em causa, diz o seguinte:
“No art.º 54, nº 2 – Como principal dirigente da Santa Casa da Misericórdia exerce a sua acção na qualidade de delegado e executor da vontade da Mesa Administrativa, de cuja confiança depende e que, consequentemente, lhe poderá revogar o mandato sempre que o entenda.”
Quando há eleições para a Santa Casa, são apresentadas várias listas. Depois de se saber a lista vencedora, e volto afirmar, eleita democraticamente, esta lista se reúne e decide unanimemente, quem por direito tem a melhor capacidade para representar a Santa Casa. No caso da actual Direcção, foi decidido que essa pessoa seria o Sr. António José Tremoço Correia, actual Provedor. Se a direcção reflectisse, que o senhor em causa estivesse a fazer um mau trabalho, já o teriam “tirado” do cargo de Provedor.
Todas as decisões referentes à Santa Casa, são tomadas por unanimidade e por maioria, pelos nove elementos da Direcção eleita.
A actual direcção começou o seu mandato a 1 de Julho de 2007. Encontraram a Santa Casa num estado caótico. Havia uma divida no valor de 258.498.20 euros. Na antiga Direcção (2003-2007), 78% das receitas iam para pagar todas as despesas referentes à santa Casa, desde, o papel higiénico, aos ordenados dos funcionários. Logo, a receita da Santa Casa era inferior ao das despesas. O subsídio de férias, referente ainda, à responsabilidade da antiga Direcção, encontrava-se em divida. A única forma encontrada pela Direcção actual para resolver tal situação, foi a aquisição de uma letra no banco no valor de 75.000 euros para pagar esses subsídios de férias, ficando apenas um por pagar, que foi pago pelo antigo Provedor da santa Casa, precisamente para que não houvesse situações mal interpretadas. Essa pessoa em causa estava directamente ligada ao Sr. Provedor actual.
Desta forma, penso estar bem justificado o porquê desta divida.
Após se ter resolvido a questão dos subsídios em atraso, a actual Direcção da Santa Casa, começa a pôr em prática, todo um conjunto de compromissos tencionais a que se propuseram aquando das eleições. O documento 1, 2 e 3 tem bem marcado com uma cruz, tudo o que nunca se tinha feito na Santa Casa até à altura em que entrou a actual direcção.
Mais venho acrescentar:
- A areia do “jardim-escola” foi mudada recentemente (há uma ano).
- Foi feito de raiz, um novo parque infantil para os miúdos brincarem, com todas as normas exigidas pela lei.
- Os dormitórios das crianças, também esses foram devidamente estudados e alterados, no sentido de permitir um maior bem-estar e conforto às crianças.
- Na extensão da Santa Casa, foi posto um novo aquecimento central. Até à altura não tinha.
- Existem duas caldeiras para fornecimento de água quente que abastecem as necessidades da Santa Casa. Recentemente, uma delas avariou, pelo que apenas uma se encontra em funcionamento, dando assistência a toda a Santa Casa. A caldeira avariada, não só causou problemas no funcionamento e usufruto da água, como também avariou, sem arranjo possível, as válvulas de todo o aquecimento central da Santa Casa. Assim houve a necessidade de se comprar um sistema novo que já se está a instalar. Estará a funcionar a 100%, dentro de duas, a três semanas. Mesmo assim, o serviço de higiene diário, bem como, o banho semanal, se tem feito, não com a rapidez que se fazia, mas de uma forma mais lenta e regrada, devido ao facto, de só terem uma caldeira a funcionar.
- A nível agrícola, consolidou-se a construção de um pavilhão para apoio à recolha de gado, na “Marfeira”.
Também, se tem feito uma forte aposta na reflorestação de sobreiros em terrenos da Santa Casa, numa área de 90 hectares. Isto acontece porque os fogos dos últimos anos destruíram grande parte dos sobreiros que existiam, e que eram uma das fontes de subsistência da Santa Casa.
- Consolidou-se a compra de quatro carrinhas. Duas para apoio domiciliário, já devidamente transformadas e preparadas para uma correcta divisão de vestuário e alimentação. Isto é, têm uma parte distinta, para pôr roupa lavada e outra para a suja. Têm uma parte distinta, para a comida de entrega aos domicílios (aquecida), e outra, separada para a recolha de loiça suja proveniente da assistência aos domicílios. Igualmente tem uma parte refrigerada para lacticínios e outros.
As outras duas carrinhas: uma está equipada com condições inovadoras para transporte de utentes, estando esta adequada às situações mais debilitadas. A outra é utilizada para serviços da Santa Casa.
- Foi feita uma inspecção, logo no inicio do mandato desta Direcção e foi com base em tudo o que foi registado que faltava, que a nova Direcção baseou o encaminhamento destas concretizações e muitas mais, não aqui descritas mas anexadas, nos documentos a acompanhar este post. Como por exemplo, uma inspecção ao Gás, que até à data, nunca tinha sido realizada. O novo equipamento de prevenção aos incêndios que também nunca tinha sido efectuado. Introduziu-se a medicina do trabalho em acordo com uma empresa devidamente legislada.
A Direcção Regional de Educação do Alentejo assumiu o excelente trabalho executado pela actual Direcção da Santa Casa, também anexada no documento 4, neste post.
Para além de tudo o que está aqui descrito, a actual Direcção da Santa Casa criou um projecto, já aprovado e único no país, de nome “Lar de Idosos – Comunidade terapêutica para idosos com Alzheimer” a ser construído brevemente, baseado nos melhores modelos Americanos e adaptados à realidade Europeia.
A Santa Casa recebeu um donativo de 2000 Euros que vem descrita no “Jornal de Nisa” de 27 de Novembro de 2009.
Actualmente, a Santa Casa tem uma divida no valor de 47.239.01 Euros.
A nível pessoal, assumo desde já, que nunca me passou pela cabeça a grandiosidade do projecto que a actual Direcção da Santa Casa tem em mãos, que não só é prioritária no país, como extremamente benéfica para os utentes com Alzheimer, como fará da Santa Casa da Misericórdia de Nisa, um exemplo modelo para as restantes instituições espalhadas pelo mundo.
Os Filhos de Nisa (blog), vêm por este meio, agradecer a confiança, a disponibilidade e a transparência cedida por toda a instituição, Santa Casa da Misericórdia de Nisa.


PS- Os filhos de Nisa, informam que estão disponíveis para conhecer todas as realidades institucionais, associativas, grupos e pessoas singulares do concelho de Nisa que a nós se queiram dar a conhecer e não tenham medo, porque este blogue como aqui está provado, foi criado para ajudar a construir uma Nisa melhor.
Mais acrescento, que só publicarei comentários devidamente identificados, sejam eles de que natureza for.

9 comentários:

  1. AH!Esqueci-me!
    Um bom fim de semana para todos os Filhos de Nisa.

    Margarida Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo28.11.09

    A SRª quer a guerra permanentemente, mas depois qer a paz como se verificou nas notícias sobre o:
    Refeitório das Escolas e a Santa Casa da Misericórdia. Começo a ficar tranquilo com a sua
    nova estratégia. É sem dsúdiva uma estratégia que defende sempre pessoas ligadas ao PS. Por isso mesmo o seu blog não tem qualquer tipo de isenção.

    Manuel Carita

    ResponderEliminar
  3. Anónimo28.11.09

    Para aquilo que até há não muitos anos se dizia acerca dos interesses que rodeavam a Santa Casa, heis que surge direcção uma coesa, unida acima de tudo honesta, Ah!... e "desinteressada", com o obejectivo único, que é ajudar o próximo! Objectivo esse que deveria ser comum a qualquer instituição particular de solideriadade social.

    Os meus parabéns!!!

    Nota: Eu sou daquelas pessoas que acredita que ainda há muita gente desta na nossa sociedade, é preciso é conseguir captá-las para para os centros de decisão!!!
    Victor

    ResponderEliminar
  4. Anónimo28.11.09

    Como diz a outra, a madrinha, começo a ficar farta de "daquela roupa"...sinto-me mesmo muito feliz e em paz comigo próprio. Penso que aqui está provado que cada um só tem aquilo que merece. Andas a fazer limpeza. Mais uma vez provas a diferença entre ser nobre de espirito ou ser um reles que nem sabe como se chama.Beijinho

    Henrique

    ResponderEliminar
  5. Raquel29.11.09

    Não consegues ter um bronze daqueles!!!!!!Tens de ir ao solário :)

    ResponderEliminar
  6. É verdade sim senhor!Aqui no blogue a sigla PS significa: Pessoas Sérias. É um grande elogio!As guerras que aqui aconteceram a culpa é minha!Sabe porquê?!Pelo simples facto de eu ter permitido a publicação de comentários vindos de pessoas "podres e cheias de veneno". Aí a culpa é toda minha.
    Quem escreveu aqueles comentários sobre as funcionárias da santa casa, não venham aqui, vão à santa casa e reclamem!
    Fiz um post sobre a direcção da Santa Casa, mas também estive com funcionárias, que me receberam da melhor forma possivel!Apenas lamento, que ainda existam pessoas que pensem que fui eu que escrevi os comentários. Se houver algum empregada que disser que fui eu...pronto!Está o assunto arrumado!Foi ela!Por isso, manda as culpas para cima de mim!Como posso eu saber as coisas que estavam aqui publicada se já não entrava na Santa Casa há anos!?Se não tenho lá familia, nem pessoas da minha confiança pessoal!?Minto!Tenho lá uma grande amigo sim senhor, o Carlos Ribeirinho.Esse nem sabia que a Caldeira estava avariada, quanto mais o que aqui escreveram.Escumalha, para mim vocês são escumalha!Se o que contam sobre as atrocidades que dizem ser feitas aos velhinhos fossem verdades, vocês iam deixar isso assim e não faziam nada!?Ainda são mais podres do que eu pensava. Se existem pessoas a consumir alcool a conduzir as carrinhas da Santa Casa, gostaria de pedir pessoalmente uma operação stop à GNR de Nisa para essas senhoras. Fica-se logo a saber quem fala verdade...penso que uma cartinha a fazer esse pedido aos superiores dos superiores irá resolver o assunto!
    Mas como eu já estou habituada à lingua fantástica da Vila de Nisa, há já tantos anos, só tenho duas coisas para dizer:
    1ª-Se têm problemas pessoais com alguém da Santa Casa, vão resolvê-los, cara a cara, com as pessoas!Sejam honestos pelo menos uma vez na vida!
    2ª- Hoje sinto-me particularmente feliz!descobri que aqui (Nisa)cada um só tem aquilo que merece!
    E como sou alguém iluminati, só me resta dizer para quem fala muito mal de mim: E EU RALADA!

    Beijinho para quem verdadeiramente me conhece e que são sãos de espirito, bem vindos aos filhos de Nisa. Para a Baganha, ala daqui pra fora!Não são bem vindos...
    Já agora quero dizer que se quiserem saber o que vai sair no próximo Jornal de Nisa, é só virem ao meu blog...sabem as noticias em tempo record e a custo zero!Só que aqui é muito mauuuuu, lá é muuuuuito bom!lol...E eu é que estou com cenas!hihhi
    Ah! Já sei!Não pus fotografias do Rock a apanhar azeitona com a Amiga.Bom trabalho malta.Pelo menos já vi que vos dou dinâmica!!!
    E onde é que está o poder?!Eu que sou mesmo, mesmo, mesmo filha de Nisa!E como fiz uma transfusão há poucos minutos, no sentido de depurativo sanguineo, já me estou a sentir mmmmmmmmuuiiito melhor :D
    Beijinhos

    Margarida Oliveira

    ResponderEliminar
  7. Anónimo29.11.09

    "Mais acrescento, que só publicarei comentários devidamente identificados, sejam eles de que natureza for. "

    Pergunto: è só neste post, ou em todos os do blog?

    ResponderEliminar
  8. O único publicado aqui neste post como anónimo é o seu só para lhe poder responder e igualmente informar:
    Devido à peixeirada que se passou sobre a Santa Casa, não tive outra alternativa. Por isso, refiro-me a este apenas. Em outros que se denote que o caminho está a virá para "vender peixe", aviso atempadamente, que não publicarei anónimos.Assim sendo, o blogue irá continuar a receber anónimos noutros posts. Espero que compreenda.

    ResponderEliminar
  9. A ti, que me pediste para não publicar o que me escreveste, tenho de te dizer o seguinte senão rebento!Sabes que é para ti o que estou a escrever. Sou a tagarela...é verdade!Sempre convivi com todos em Nisa sem discriminar ninguém.Para mim, são todos iguais!Conheço uns serventes e umas mulheres da limpeza muito porreiros, bem como doutores igualmente cinco estrelas!Irrita-me!Irrita-me que pensem que são inferiores porque não têm estudos!Irrita-me que sejam "os maiores" porque têm os estudo todos!Não há pachorra!Não tenho curso nenhum que seja reconhecido!Sou médica naturista diplomada!Sou uma treta também!Agora estou em Enfermagem e nem sei se chegarei ao fim.Pode ser que sim!Estou farta de tanto cinismo!Estou farta de tanta inveja!Estou farta que se acusem uns aos outros quando nós estamos cheiinhos de defeitos!Eu estou!Tu estás!?Quando dei comigo a ser apontada de cobarde. De má! de vingativa!Eu não tenho necessidade de o fazer!Tu, por causa de outros, proteges a tua identidade.Eu respeito!E a prova disso é que não publicarei o mail que me enviaste!Perdoa-me se te ofendi.Não tive a minima vontade de o fazer!Mais! Estou farta de me acusarem de coisas que não faço!De ver pessoas a acusarem-me e de vocês saberem que não fui eu e nem uma palavra em minha defesa o fizeram...foi assim a minha vida em Nisa SEMPRE!Chega!Chegou a altura de eu dizer CHEGA!Não sou nenhum contentor do lixo onde despejam fraquezas e raivas criadas por outros, ou pela vossa própria experiência de vida!Tenho uma alma enorme!Essa alma foram vocês que fizeram com que ela crescesse!E eu, agora, porque acho que chegou a altura, vou mostrar-vos o quanto enganados estiveram à cerca da minha pessoa!O que pretendo?!Fazer isso com vocês!Eu mereço e vocês Também...conta comigo!Não te vou deixar ficar mal!Sejas quem fores, sei que um dia me dirás ao ouvido com orgulho: FUI EU!E da minha parte terás o mesmo valor...também tenho um filho!
    Um excelente feriado,
    até breve.

    PS-Apenas te peço uma coisa, arranja um nick!!!Ninguém saberá!Envias-me o nick que escolheres que eu não publicarei!Mas pelo menos saberei que estou a falar contigo!O que me considerava uma tagarela!:D

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...