quarta-feira, 18 de novembro de 2009

"ROCK e a AMIGA candidatam-se à INIJOVEM" - Parte IV


Rebentada das “cruzes”, estava a Amiga de “Ramadão” em casa. A “Valquíria” pesava mais que uma saca de azeitona e tinha-lhe “derrubado as costelas”. Ia ela no 12º emplastro nas costas, quando de repente se ouve: RáTátátátátata-tátá! Era o Rock a “obrar” ratéres, em cima da famel, à porta de casa da Amiga. O cheiro a lubrificante inundava o “Japão”.
- Cruz Credo! Ó Rock! Tâm tu tás apanhéde ó quê? Parecim tires! Ainda bem que hoje é dia de mercáde! Arranjávazia bunita, arraanjávas! – diz a Amiga.
- Tá calada e cala-te! Venhe aqui falá cuntigue o que falarim cumigue agora ali no “Prime Nune”. Vá havê ilêçõns pra Inijove. – diz o Rock.
- Mas tu tás cum “senas”! Inijove?! O que é a Inijove?
- A Inijove é um café ondéra aquile dos livres antigamente.
- Onde? – pergunta a Amiga.
- No “caguinha”! – responde o Rock. - Há lá uma cachopada valente pra ajudá agente. Eles caminhim, eles sobim montanhas, eles joguim a sueca, eles bebim mines! É même disse que agente andames a précurá pra expandimes o negôce!
- Déééé home! Vames lá a vê onde que nes vais metê outra vez! Esta últema vêz saines cara.
Passado dois dias, antes de jantar, lá vão de peito feito, o Rock mais a Amiga inscrever-se na Inijovem. Inscritos na Inijovem, com os estatutos debaixo do braço, já a imaginar a Presidência, o “sequêro” os chama! Nada melhor que uma mini para celebrar a ocasião.
No dia seguinte, apresentam-se na sede, o Rock e Amiga, com duas folhinhas escritas a lápis, cheias de “rabiscos” a cheirá a azeitona e um disco:
- Vimes-nes cadidatá à Inijove! Trazemes aqui a nossa listra pra intregá. – diz o Rock.
- Muito bem. Então, quem constitui a lista? – pergunta o Presidente.

- Depous de munte dá a volta à miolêra, achames melhó, que o Rock ficasse a tratá da parte toooooooda da presedênça. Comé de calculá, ê vou temá conta dá assemblêa e só por causa das desconfianças e de nom dezerim cagente vai “mamá” o lucre, fecames os dois a geri melhô essa parte do fiscal. – diz a Amiga.
- Mas nestas ilêçons vai havê três supresas! Trouxemes uma listra de ilustres, que nes apresentarim a um Impresáre estrangêre, que nos vai ajudá ábri uma fábreca de azeitona. Vames criá 1500 postos de trabálhe deretes e 30.000 inderetes. Vai tude apanhé azêtona. – diz o Rock. – Temes é de fazé isse antes deles irim pó calabouce! Se nãm é come da ultema vez. Nim azêtona, nim azête, nim trabalhe, nim nada!
- Trouxémes também prá ilêçãn uma nuvedéde! Trazémes um disque com um Hino cantáde por nós, pelo couche e as três romenas. – explica a Amiga - Que diz assim:

“Óh! Gente da minha terra!
Agora é que ê percebi.
Esta tresteza que trague,
Foi de vós que a recebi!”

- Mas isto aqui é uma associação para jovens, para tempos livres. Esse assunto, deveriam resolvê-lo na Câmara. – diz o Presidente.
- Pois é! Mas dissérines que pra chegá a Cambra, era más rápede a intrá por aqui!- responde o Rock.
- Nada disso! Isso dizem as “má línguas e os invejosos”! – diz o Presidente. – Mas de qualquer forma, deixem ficar a lista para ver se é aprovada. Eram precisas quinze pessoas, mas veremos qual será a decisão. Porque não puseram mais gente na vossa lista?
- Podê metê até podiimes! Mas num temes famila e os nosses amigues, está tude bem servide de fregedêras! – diz o Rock.
- E quem sãm os ilustres? – pergunta o Presidente.
- Ora pous bem. Só gente que marcou muuuuuito a nossa vila. Tão o Tonhe Zé lã, o Tonhe da Semêda, o Mané Balhã e o couche! –diz o Rock.
- Então mas são todos sócios!?- pergunta o presidente.
- Nãn senhô! Por isse é que sã só ilustres! – explica a Amiga.


Ao fim de um bocado…
- Atãm e se fossemos joguá uma suecada e bebê umas mines? – diz amiga.
- Vames lá mustrá a essa gente comé que se trabalha! – diz o Rock.
A sueca começou à mini, mas depressa passou para as alfaces. O Rock e a Amiga só sabiam jogar à azeitona. Mas, trocando alfaces por azeitonas, lá se entenderam. Mini a baixo, mini acima, lá iam ficando sem azeitonas. Quando o jogo estava no auge, começa-se a sentir o sobrado a tremer como se estivessem num ensaio dos Bombos. Num ápice, desapareceram as verduras! E em segundos, entram a tropeçar uns nos outros, uma “barrigada” de militares armados até aos dentes, com três “Chiuahuas”. Um polícia grita:
- MÃOS AO AR! TUDO COM AS MÃOS NO AR! ISTO É UMA RUSGA! TODOS ENCOSTADOS À PAREDE!
- Ó senhô guarda! Agente já intregámes a “Valquíria”! – diz a Amiga.
- Não senhora! Vimos cá porque foi feita uma denúncia, que aqui se joga sueca às alfaces!!! ONDE É QUE ESTÂO AS ALFACES!?



- Vês! Nós dous tames safes! Só jogames à azêtona! – diz a Amiga.
- Tirem tudo o que têem nos bolsos e ponham em cima da mesa de snocker, um a um! – diz o policia.
E do nada, começaram a sair repolhos de alface dos bolsos do “pessoal”, como nas prateleiras do “Meguél Rambóia”. A confusão instalou-se. Mas o Rock e Amiga não largaram a azeitona. Foram todos presos menos eles. A azeitona é legal e eles só estavam ali porque queriam chegar à presidência.
Sentados na varanda da Inijovem, diz o Rock para a Amiga:
- Tãm tu já viste bem as nossas vidas! Pelos vistes ganhámes as ilêçõns e nim precisames di a votes! – diz a Amiga.
- Ê bem os via a irim pás hortas às cinquimeia! Pensande ê que eles iim à vindima, afinal iim plantá alfaces! Com aquelas carinhas de quim num planta nada, bem nes inganarim! – diz o rock.
- Quim diria! Por isse é que eles caminhim tante! – diz a Amiga.
- Será cusoutres que cá indavim tamém plantavim alfaces!?
- Num sê! Mas diz-me mê butãn, que por alguma razãm correrim de cá cum eles! – diz a Amiga.
- Terá side por causa das alfaces!? - diz o Rock.
- Das duas uma.Ou plantavim muito ou num platavim nada!
- Oulha! Já num perdemes tude! Temes ali uma arca chêa de mines e ainda deixarim a despença cheia de alfaces! – diz o Rock.
- Atãm e despous qué que vames fazê quande isté tude acabá? –diz amiga.
- Depous, fazemes comêles faziim mas cum uma difrênça! – diz o Rock - Agente caminha, mas levames a gelêra!

“E NÃO PERCAM O PRÓXIMO EPISÓDIO PORQUE NÓS TAMBÉM NÃO!”


margaridoliveira.naturis@gmail.com

Estas sátiras são ficticias.

8 comentários:

  1. Anónimo18.11.09

    eheheheh! cinco estrelas...
    Se estivesse implementado atribuição de prémios na Câmara,ganhavas em vez de um globo de ouro uma foice e um martelo de ouro.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18.11.09

    Satarizar obriga a uma mudança na língua e adapta-la à pronúncia em questão. Nunca danifica-la.

    ResponderEliminar
  3. Ah!Está bem!Ainda bem que gostou!Por isso vamos continuar...abraço

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18.11.09

    Quando é que as senhoras deixam de discutir!?hãn!?Agora é por causa do "Pai Natal"...como é possível!?O restante povo de Nisa que não pertence a outras festas de natal pode ir à vossa?Aguardo.

    ResponderEliminar
  5. Muitos Parabéns Amiga.... Continua a escrever o que bem entendes, desde que mantenhas sempre esse teu rosto firme e pronto para responder à responsabilidade do que dizes...
    É assim que devemos ser: Cidadãos Activos e não Passivos como temos sido até aqui... há que mobilizar os jovens em todos os sentidos, até na Política.
    Quanto à Inijovem, conheço por alto o trabalho, mas quem sabe um dia, não podemos todos aqueles que criticamos por aqui, criar uma Lista e fazer Algo Diferente.... algo que realmente previna os problemas da adolescência: Consumo de Álcool, Consumo de Estupefacientes, Violência Doméstica, Gravidez na Adolescência, entre outros...talvez este problemas ainda se mantenham?
    Associações de Jovens deviam preocupar-se com os reais problemas dos jovens, ou estou enganado????

    Filipe Valentim - Amigo de Longa data...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo19.11.09

    Podias fazer um post para os casalinhos de adoram roubar os filhos de Nisa.Há muitas pessoas conhecidas por "gamarem" tudo e todos!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo24.11.09

    Margarida foi neste Post que houve "sensura"?
    Sensacional!
    Ainda não entendim bem porquê!
    Será que me podes explicar como se fosse loura? (sem ofensa, eh!eh!)
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  8. Lê os comentários do post de nisa e a censura e percebes...agora vou dormir que o meu mal é sono! Preciso de ter uma conversa com a senhora da graça...a ver se ela me dá paciência.Se me continua a dar força, arranjo em Nisa uma guerra civil...bons sonhos!

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...