terça-feira, 24 de novembro de 2009

"Rock e a Amiga: os escolhidos." - Parte V


Ao acabar de limpar a azeitona diz o Rock:
- Tãm comé as vidas!? O Gazela tá a nossa espera no “Diamantine”!
- Pous tá! Mas temes de metê azêtona pa drente! Pode chuvê de noute, e a azêtona só deve apanhé água depous de arretalhéda! – responde a Amiga.
Agarrando na “famel” que já conhece, de olhos fechados, as ruas do “Japão”, lá vão eles ter com o Amigo Gazela.
- Tãm comé as vidas? – pergunta o Rock.
- Cheio! – responde o Gazela.
- Altaí! Tive a temá uma ásprina que me dói um dente! – diz a Amiga.
- Por isso même! Três tintes dámetade e o assunte fica resolvide! – diz o Rock.
- Nada disse! Só tens dous dentes! Vás ali ó “Ti Alfaia” quele arrancatisse e acabouce! – exclama o Gazela.
Depois de um garrafão de tinto “mamado”, lá vai o Rock, com um olho aberto e outro fechado, com Amiga na “famel”. Chegados à rotunda do cinema, grita o Rock:
- Adonde vames comprá a bóia de toucinho?! Ó Meguel, o Marché, ó Mine Prêce ou ó Jana?!
- Tu é que sabes!- responde a Amiga.
E sem saber onde ir, o Rock continua com um olho aberto e outro fechado, a dar voltas à rotunda. Do nada, aparece uma luz, dizem eles, e o tombo foi brutal. Estupefactos rapidamente se levantaram e, interroga o Rock:
- Tu tás a vê o même quê tou?
- Nim sê se tôu, se num tou! – responde a Amiga amedrontada.
E do cimo dos “arbustos mal amanhados” da rotunda se ouve uma voz feminina:
- Escutai-me!
O Rock e a Amiga petrificados com respeito silenciaram.
- Vós sois os escolhidos para salvar a honra da Notável Vila de Nisa. Há mil anos, houve uma grande batalha entre dois irmãos, muito conhecidos por Portugal em Nisa-a-Velha, por causa da disputa do trono. Hoje decidi, que dois irmãos, deveriam restabelecer a ordem, no local onde a mesma ordem se perdeu…
Vós sois os escolhidos! Porque vós sois cúmplices da degradação de um povo tão amado e genuíno, os Nisenses! Vós que passais a vida inteira num mundo paralelo!
Vós que tomais vinho a toda a hora, bem como a maioria da Vila. Vós que passais todo o tempo adormecidos para a realidade da vida, da Notável Vila de Nisa. Tendes o dever, porque o povo confia em vós, de mudar esse destino…
Dentro do vosso coração reina a verdade, por isso, escolhi-vos! Escolhi-vos porque conheceis todos os seus sofrimentos e as suas esperanças! Vós que sentis maternalmente todas as lutas entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas, que abalam Nisa! Acolhei o meu pedido, dirigido ao vosso coração. Tomai sob a vossa protecção materna a família de Nisa inteira, que, com enlevo afectuoso, eu vos confio. Que se aproxime para todos o tempo da paz e da liberdade, o tempo da verdade, da justiça e da esperança. Ide e levai essas palavras convosco e modifiquem-se… - sensibilizou a voz feminina.




E de repente:
- Mas o que é que se passa aqui?! Que faz a “famel” e a geleira, aqui no meio da rotunda? – pergunta um policia.
- Oulhe senhô pulicia, isse queriimes nós sabê?! O senhô num vi nada?! – pergunta a Amiga.
- Ver não vi! Caso contrário, já me estavam acompanhar à esquadra. – responde o policia. – Vamos mas é a tirar isso tudo daqui, pois está a interromper o trânsito.
E pegando na “famel” pela mão, lá vão o Rock e a Amiga directos ao “Jaquim Capoeiras”. E pergunta o senhor Joaquim:
- Qué que vai?!
- Oulhe! Fomes avisades para nom bebê vinhe! Mas se houvé mines fesquinhas, são duas! – diz a Amiga, que virando-se para o Rock pergunta:
- Tãm mas tu num dizes nada de nadinha?
- Digue! Digue-te que aquela voz, levou-me a bubedeira toda! E num deviimes bebê nada até num sabêmos o qué quéra aquile! Pode sê munta cousa! Aquelas cousas que vêim do espace, come o outre diz que vi à uns tempes atrás! Pode sê a nossa santa que aparecê a D. Denis, e come pode tê side do vinhe! E sabes qué quê tou a pensá?! Iste podia dá negóce! Com tanta pedra aqui no rossi, fazemes uma catedral ali aonde se imprestim os livres, comprames as lojas todas aqui à volta e vames fequé indenhêrédes! – pensa o Rock em voz alta.
- Temes di tirá as duvedas! Num bebemes más vinhe! Se fô do vinhe, num volta a dá! Se forim lá os outres do espace, eles voltim, de certeza queles voltim!
E amanhã vames à missa, se fô a “Senhora” ela adenes dá um senel. – aconselha a Amiga.
No dia seguinte, depois de um pequeno-almoço bem reforçado, com uma morcela, um pão de quilo e duas minis, lá vão o Rock e Amiga muito deprimidos à missa. Quando entraram na igreja, não sabendo porquê, olharam todos para trás. Até parece que não é normal! Estavam, o Rock e Amiga sentados há quase dez minutos, quando se inicia a dita missa e lá se levantaram. Depois de muito se levantarem e de muito se sentarem, diz o Rock:
- Com esta ginásteca toda, despachavimes a azêtona num dia!
- Tá calade e cala-te! A gente vei aqui vê do senel. E lá tás tu sempre a pensá nazêtona e no negóce!
Chegado o momento da eucaristia, o Rock e a Amiga num momento reflectivo, esperavam o sinal. De repente, o Rock começa a ficar “branco como a cal da parede” e senta-se. A Amiga apercebe-se que algo não está bem com o Rock e pergunta:
- Tãm home! Qué que tu tens? Tás branque! Não me digas que viste o senel?
- Sê vi o senel?! Vi! E vi-o bem! Vi que nã é a Nossa senhora! Se fossa ela ele já nãm bebia vinhe há munte mais tempe que ê!
Acabada a missa, vão o Rock mais a amiga direitinhos ao Kaeiru’s Caffé. Desconsolados da vida, lá iam à procura do amigo Gazela. E quem é que haveria de lá estar? O amigo Gazela. E diz o amigo Gazela:
- Tãm, onde é que têm andado?!
- Nim nesdigas nada! Nim me quer limbrá da últema vez que tevemes cuntigue! Mas pele menes uma certeza temes! – diz a Amiga.
- Tãm o que é que vai?! – pergunta o Caeiro.
E o Rock e a Amiga respondem gritando ao mesmo tempo:
- TINTO! CHEIO!








“ Não percam o próximo episódio, porque nós também não!”

PS- Este texto é fictício, pelo que assumimos que foi escrito respeitando todas as crenças. A intenção é criar sátiras genuínas alentejanas! Jamais ofender alguém.

3 comentários:

  1. Tá visto que só o Rock e Amiga é bebem vinho e vêem coisas...hiihihi

    ResponderEliminar
  2. este blog é muita fixe
    acho que devia continoar assim

    ResponderEliminar
  3. Anónimo1.12.09

    algo está errado...
    o gazela a dizer cheio???? a beber uns tintos no Kaeirus??
    hum....
    não será mais tipo:
    - FRESCAS!!!
    minis sagres..........

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...