domingo, 29 de novembro de 2009

"Zangada com Deus"- Parte I


Ora cá volto eu outra vez!
Depois de ter trancado grande parte dos posts do blog, volto para vos contar várias coisas.
Quando eu era criança, de vez enquando portava-me mal. Os meus pais para me "corrigir" tiravam-me os brinquedos e tudo aquilo que era importante para mim, na altura. Para que não me sentisse o "patinho feio", o castigo normalmente se estendia aos meus irmãos. E vice-versa, quando o mau comportamento era deles.
Como não sei agir de outra forma, porque grito e muito, fui "obrigada" a tirar-vos o "brinquedo". Desculpem-me se agi mal, mas achei que seria o melhor caminho. Não desisti, nem vou desistir.
Este blog, tem mais dois autores que me tratam das partes técnicas (contadores e afins) e tem mais uma administrador, que se apresentará hoje ou quando ele achar que deve fazer.
Eu fui eleita Presidente com maioria absoluta (estou a brincar)!
Este post se chama "Zangada com Deus", pois este fim-de-semana, compreendi o quanto tenho andado zangada com a vida!Já lá vão quase 33 anos de Zanga.
Assumindo essa minha pequena fraqueza, resolvi "copiar" os diálogos de Neale Donald Walsch. só com uma diferença. Ele chama-lhe "conversas com Deus" e eu chamar-lhe-ei "zangada com Deus".

Então começo logo "a abrir fininho":
Margarida- Diz-me meu Deus, porque nasci nesta terra?!
Deus- Porque nas outras terras, já lá há Margaridas!
Margarida- Porque me manifesto sempre com revolta perante tudo o que aqui está mal feito e que está a vista de todos?!
Deus- Porque acreditas que um dia poderemos ser felizes!?Porque acreditas em valores que muitos retiraram do mapa astral há muitos anos. Infelizmente estão congelados. Porque não tens medo de lutar pelo que é justo!Porque conheces-te o lado bom de todos os Nisenses há muitos anos atrás. E porque muito mais importante do que o que possam falar e comentar, é o facto de teres na tua consciência que lutas pelas coisas em que acreditas.
Margarida- Mas porque é que adormeceram todos?!
Deus- Porque não acreditam em mim. Porque estão constantemente a ser confrontados para perceberem que estou cá e em vez de perceberem isso mesmo, não! Preferem atropelar-se uns aos outros, na sua "procura" por uma "bela" sobrevivência. Tu, quando algo te corre mal, páras, respiras, olhas para cima e começas tudo de novo! Percebes que um ciclo se fechou e que "um suco concentrado de experiência e de boa vibração" se desloca na tua direcção.
Não tens maldade quando falas, porque contas a tua verdade. Aquilo que para ti aconteceu mesmo. Apenas pecas, pela forma como te exprimes!És bruta e por vezes fria.A virtude está no meio termo, e tu habitas lá. Numa alma pura que valoriza os mais altas e sublimes qualidades, dentro de uma "carcaça" que parece conter o Diabo!

Margarida- Porque não acordam para a realidade? Porque se escondem e se protegem uns aos outros, até por causa de uma caixa de fósforos?!
Deus- Porque pensam que podem acender o seu lume, quando têm frio. Mas um dia e será muito breve, vão compreender que tudo provêm da água, e que quem ainda a tiver (a caixa de fósforos) bem guardada no bolso, será o primeiro a explodir. É esse o efeito do enxofre em contacto com a água. Isso não é o pior!O pior é que levarão, os seus, com eles...
Margarida- Que poderei fazer?!Onde falho?!
Deus- Deverás continuar o teu trabalho. Já puseste pessoas com mais de setenta anos a "mexer" num computador. Já revolucionaste a vila inteira. Já todos sabem onde se pode trocar idéias e falar sobre as dificuldades. Já conseguiste pôr Nisa a pesquisar obras de António Aleixo, Neale Donald Whasch, Sun tzu e Jesus Cristo.Já contaste coisas que ninguém sabia sobre a história de Nisa e deverias fazer mais ainda nesse sentido!Já os motivaste a pesquisar filosofia. Até já aprenderam contigo a practicar um jornalismo de excelência, quem conseguiu fazer isso em Nisa até hoje em um mês e meio!?
Falhaste!? Falhaste num sentido!Falhaste quando deixaste de te preocupar com as coisas que temos de mudar por aqui e puseste à frente disso tudo, as quezilias pessoais!Já lhes tiraste o sono, já chega!Já perceberam quem és...
Outra coisa!Tu não és escritora!Sei que ficas triste ao dizer-te isso!Quando te mentalizares disso, compreendes que podes escrever, o que quiseres, como quiseres e para quem quiseres!Se um dia te reconhecerem e sabes que já te reconhecem, nesse dia sim!Não poderás mais escrever o que queres, mas o que eles querem e ai, já serás uma escritora!
O Blog chama-se filhos de Nisa e é para eles que deves investir e principalmnte, dar toda a tua dedicação, atenção e carinho!
Começa por pedir e porque vem ai o Natal, que se lhes deres um pouco mais de ti...só quererás um pouco mais de carinho e um curso de "Boas Maneiras", com a Paula Bobone...

Margarida- Poderemos ter mais conversas como esta?!
Deus- Sempre que quiseres, cá estarei para te ouvir e responder.
Agora faz-me um favor, publica as 3 fotos do "Rossio", às 15 horas e 30 minutos do dia de hoje, e pergunta aos Filhos de Nisa, como é que uma Vila fantástica como Nisa, não tem ninguém na rua a esta hora?!
Margarida- Obrigada por tudo o que faz, e que fazem por mim. Consigo e com todos me tornei naquilo que sou e deixe-me dizer-lhe, que gosto muito de ser quem sou...e já todos estão fartinhos de saber que não estou ralada!!!

Este post é dedicado à Desertificação na nossa Vila, ao interior, a nós...
Um Bom Domingo!

Margarida Oliveira

11 comentários:

  1. Anónimo29.11.09

    Ó Margarida, o máximo que pode acontecer, é a Paula Bobone ficar mais bruta ainda!!O tema está muito bom sim senhor. A ler o post lembrei-me e senti saudades dos tempos das matinés da "Apolo"...outros tempos, outras vontades!Agora está frio e a malta não tem dinheiro.Antigamente bebiasse uns copos sexta, sabado e domingo.Agora como não há matinés, bebesse o que se bebia em três dias, apenas em dois!Quando for possivel, um post sobre a nloite de Nisa...
    Bejinho

    ResponderEliminar
  2. Ambrósio29.11.09

    Quem quer vir viver para uma terra do interior!?Aqui não se passa nada!Por mim falo.Já não vinha à nisa há mais de um mês. Sempre as mesmas caras, sempre as mesmas conversas de m****.Agora é o blogue que aqui está.Está muito bom sim.Dou-te os parabéns.Quanto às bocas, manda-os pedrar qualquer coisa.Cada um só dá aquilo que recebe.Muito dás tu!Não dava nem metade. Numa terra onde as pessoas façam o que fizerem nunca são reconhecidas.Contam-se pelos dedos as pessoas que sobem na vida ai pelo que são e dão. Na escola se és filho de doutor...no trabalho se és avaliado, faças o que fizeres já sabes que ninguém te dará uma nota superior ao da secretária ao lado.Mesmo que essa tua nota for legitima.se já sabes que não te reconhecem também te lixas para o trabalho.Falasse muito na santa casa.O Problema está é tudo. Pessoas que tem la familia e que passam anos sem os irem la ver. Pessoas que tão com a moca e quem amarga são os desgraçados que lá estão. Como aquilo é um labirinto, se houver lá um incêndio morre lá tudo. Vais ao centro de saude às 19 e 50 minutos, já não tem atendem e tens de ir para portalegre.Pessoas que comem sopa todo o ano só para terem um mercedes...e é assim que se vive em Nisa.Gosto de ir ai. Para encher a mula não há melhor e para ver que os anos passam por nós, e é verdade, mas vocês estão sempre na mesma:invejosos, mal amados e a viver mais a vida dos visinhos que a vossa.Força margarida, compra um balde de tinta e corrige tu a estátua do dr francisco miguens.Daqui a 3 semanas bebemos uma mine...abraço

    ResponderEliminar
  3. Ambrósio29.11.09

    "moca", não!Queria dizer mosca!LOL

    ResponderEliminar
  4. Anónimo29.11.09

    Bem falado.A noite em Nisa, por vezes, é muito má mesmo.Já me começo a chatiar o facto de estar descansada a beber um copo e ver outros a levar com copos na boca. Bem há quinze dias atrás foi a loucura. quando é que esta gente se enchegar.Cada vez que vêm cá a Nisa é só para arranjar touradas. Vão andar à porrada mas lá pra terra deles!

    ResponderEliminar
  5. José Moreira29.11.09

    Boa noite.
    Eu não sou de Nisa.Passo por aqui sempre que posso. Venho comprar uns queijinhos muito apreciados cá para cima.O vinho alentejano é de uma excelente qualidade e é pena que a maioria das pessoas nem saiba onde fica Nisa.Pessoas muito afáveis. Eu também não conhecia, confesso.Vou ai às montarias sempre que posso.Tenho alguns amigos por ai que conheci na caça. Divulguem. Mesmo que não haja apoios divulguem vocês!Eu sem ser dai já faço um pouco a vossa parte.Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo29.11.09

    Só já faltava essa!Agora falas com Deus?!Diz-lhe lá que se lembre de mim!Estou farto de trabalhar e andar sempre a contar os tostões!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo30.11.09

    Excelente post!Há muito tempo que os Domingos em Nisa são para esquecer.Raramente saio da toca nos Domingos. Não há pachorra. Não se vê ninguém por duas razões. Ou se embebedaram no Sábado e é melhor estar no sofá a ver filmes toda a tarde, ou então, vai tudo pro Forúm.Já fui ao Forúm de Castelo Branco aos Domingos e parece Nisa no ano 2100.lol.Pessoal de Nisa aos molhos!Vão às comprinhas.Não dá à conta, comprar nada em Nisa. Não é chique ou então, têm o rabo entalado com calotes por todo o lado.É o que penso!

    ResponderEliminar
  8. pioledo30.11.09

    Os sabados sao pesados depois os domingos é o que se vê, é cultural, ou melhor, é o que se regista em todo o lado por habito estupido que acabou por ser entendido como normal... a verdade é que um dia de lazer pode ser melhor que uma noite de copos no entanto eu falo de lazer. Quer isto dizer que se sair-mos de casa ao domingo temos que encontrar lazer, temos que ter actividae, distração, alguma coisa para fazer ou apreciar e isso não depende só de cada um individualmente, depende sim da promoção de actividades de rua quer por parte da administração publica quer por iniciativa associativa... o que vai acontecer no proximo domingo?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo30.11.09

    Deve haver uma caminhada!Eu prefiro caminhar pró cinema...
    Abraços

    ResponderEliminar
  10. Anónimo2.12.09

    ...pois é...
    Todos falam em crise, mas continuam a "fazer figura" nos bares (sempre sobram uns trocos se forem "comer" a casa dos pais)
    Todos falam em crise, mas aparecem montados em belos carros!
    Todos falam em crise, mas continuam a criticar aqueles que são empreendedores e assumem a coragem de "correr o risco".
    Em tempo de crise, na Nisa de Hoje, impera a inveja e o mal-dizer...
    ...é pena!
    Bem-Haja à autora pela CORAGEM!
    Abraço a todos
    M.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo9.12.09

    entao o rock e a amiga nunca mais voltam?

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...